quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cigarro Pt.05


Com certeza parar de fumar é muito difícil para a maioria das pessoas.

Muitas organizações comunitárias e de saúde oferecem programas para ajudar o fumante a deixar o vício. Atualmente, os métodos usados vão desde simples recomendações até medicamentos a base de nicotina (várias formas para absorção controlada) e sem nicotina.

Não existe um programa ideal. Cada fumante é único, tem suas próprias razões para fumar, apresenta uma resposta individual a suspensão do fumo, necessita de pouco apoio em algumas situações e muito apoio em outras. A cada tentativa de parar de fumar, o fumante defronta com as dificuldades reais de parar seu vício, vai tomando consciência das situações críticas que o impulsiona a voltar a fumar, vai aprendendo mais sobre a dependência de seu corpo e mente. Tudo pode ajudar a melhorar o programa em uma próxima tentativa. Por isso, é importante não encarar uma recaída como um fracasso.

Faça um programa e comprometa-se a seguí-lo. Você deve encontrar quais as medidas que melhor se adapta. Anote para não esquecer os detalhes e para poder revisá-lo todo dia, a cada semana ou quando precise.

Se você fuma vários maços por dia, já tentou de tudo, sofre demais com os sintomas de abstinência, não se renda. Dê mais um passo, procure ajuda, mude de programa, mude de especialista. Parar de fumar é difícil, mas milhões de pessoas já pararam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário