terça-feira, 8 de dezembro de 2009

História do Trip Hop




Trip Hop foi o nome usado pela revista Mixmag nos anos 90 para definir o álbum Maxinquaye do artista Tricky, embora somente neste momento o gênero ganhasse uma denominação, a história do Trip Hop já vinha sendo construída desde meados dos anos 80.

Basicamente, o Trip Hop (também chamado de "Música de Bristol", em referência à cidade da Inglaterra onde o gênero surgiu) é música eletrônica em slowtempo (lenta), marcada por downbeats (batidas desaceleradas, menos de 120 bpm) e pelo uso de instrumentos convencionais e acústicos, sendo que essa é uma marca importante que acaba personalizando cada grupo e/ou artista.

Entre os estilos que mais influenciaram o Trip Hop estão: Ambiente, Jazz, Acid Jazz, Soul, Funk, Underground, Reggae, Dub e o Uptempo.

História

A história do Trip Hop, assim como toda a Música Eletrônica está ligada ao House, estilo que surgiu no começo da década de 80 quando diversos músicos dos EUA (especificamente de Chicago, Nova York e Detroit) resolveram refazer eletronicamente a música disco dos anos 70, fundindo com Rhythm and Blues, Funk e Soul, dando origem ao House.
Durante a década de 80 ocorreram várias experimentações do House, que acabou se segmentando em diversos estilos, como o Trance, o Techno e o Drum & Bass.

O Trip Hop surge quando alguns músicos resolvem que a Música Eletrônica não deve ser necessariamente Upbeat (que fora usado até então) e passaram a criar em downbeat. Isso foi na Inglaterra, onde na cidade de Bristol, um grupo chamado The Wild Bunch passou a criar sob essas diretrizes, dando origem ao Trip Hop (ainda que o termo fosse surgir somente na década de 90). No final dos anos 80 o grupo se dissolve e alguns membros passam a formar o Massive Attack.
Em 1991 o Massive Attack (composto com 3D, Daddy G, Mushroon e Tricky, este último por pouco tempo) lança o álbum Blue Lines, consagrando, enfim, o Trip Hop como estilo.

Artistas
Air
Archive
• Esthero
Flunk
Hooverphonic
DJ Krush
DJ Shadow
Goldfrapp
Gorillaz
Lamb
Lovage
Massive Attack
Mandalay
Moloko
Morcheeba
Oi Va Voi
Portishead
Smoke City
Sneaker Pimps
Tricky
UNKLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário