sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Técnicas de mixagem (set DJ) Pt.04


Ao checar na pré-escuta as músicas em zero dB (em casos de problemas de volume na saída do fone pode-se checar com o volume de ganho em 2dB ou 4dB, nunca se esquecendo que ambas as músicas devem estar com o mesmo ganho checado previamente nesses mesmos valores), o volume do master de acordo com o fluxo de pessoas na pista, tem DJs no mundo inteiro que pegam uma pista cheia de uma forma e por determinados motivos de repertório ou outro qualquer vai perdendo o controle do público, a pista esvazia e os DJs continuam tocando com o mesmo volume como se estivessem com a mesma cheia ou lotada.

Se por um acaso a pista esvaziar, diminua o volume para as pessoas que estão na pista, caso contrário, essa pessoas sairão e a coisa ficará ruim para recuperar os ‘buracos’.

A pré-escuta para muitos profissionais às vezes é um mero enfeite colorido no mixer, e os erros de volume acabam deixando o set mixado desagradável, pois o ser humano tem um certo limite auditivo, set com o volume distorcido ou equalização feita de uma maneira inadequada acabam contribuindo para uma pista vazia, sem pegada e muitas das vezes os DJs não entendem, acham que um ótimo repertório é tudo.

A culpa é do DJ?

A maioria dos DJs aprenderam a tocar olhando outros DJs, com isso dão prosseguimento aos mesmos erros, a finalização é bem parecida, não conseguem manter uma pista cheia, ou fazerem pista com esses pequenos erros de volume e equalização, algo que é facilmente resolvido na pré-escuta.

Técnica e repertório.

O que é mais importante em um set de um(a) DJ?

Uma boa, ótima, espetacular técnica ou um ótimo repertório e uma técnica ‘feijão com arroz”?

Tudo dependerá da visão do(a) DJ, em certos casos um repertório sendo desenvolvido com um olhar clínico na pista, mesmo com uma técnica limitada acaba surtindo mais efeito comparado a um set ‘montado’ em casa e tecnicamente perfeito.

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